Pular para o conteúdo principal

Exibir tempo superior a 24 horas

Objetivo: alterar o formato de exibição de horas, para exibir tempo maior que 24 horas.

Primeiramente, por que é necessário abordar este tema? (entenda o problema)

Por exemplo, quem trabalha com Excel para calcular o total de horas trabalhadas por um funcionário, em um mês de trabalho, já deve ter se deparado com uma situação na qual a somatória do tempo trabalhado pelo funcionário é exibida como um valor inferior a 24h, mesmo que o trabalhador tenha trabalhado 5 dias por semana, 8 horas por dia.

Veja o que ocorreu quando, em um caso ilustrativo, somaram-se as horas trabalhadas por um funcionário, durante seu mês de trabalho:


Conforme pode ser observado na imagem, o total de horas exibido é zero, porém a fórmula para somar o total de horas está correta! Somente o valor exibido está incorreto e é por isso que este post foi escrito, para corrigir a exibição de períodos superiores a 24 horas.

Por que isso acontece?

As horas são armazenadas e calculadas, pelo  Excel, como números decimais, onde .0 é 00:00:00 e .99999 é aproximadamente 23:59:59 , enquanto as datas são armazenadas como integrais onde o número 1 representa 1/1/1900 12:00:00 a.m.

As integrais de data e as frações decimais de hora podem ser combinadas para formar um número onde a porção integral representa a data e a porção decimal as horas.

Exemplos:
  • O número 0 representa 00:00:00 (12h AM - meia-noite)
  • O número 0,50 representa 00:12:00 (12h PM - meio-dia)
  • O número 0,75 representa 00:18:00
Porém, conforme visto na imagem acima, por padrão o Excel exibe somente a parte decimal do número armazenado internamente.

Exemplo:

27h00min é armazenado como 1,125 e exibido como "03:00", pois às primeiras 24h "pularam" para porção integral do número, deste modo estas horas passaram a ser interpretadas como data.

O mesmo ocorre nestes outros exemplos:
  • 47h00min (aproximadamente 1,958333) é exibido como "23:00:00"
  • 48h00min (igual a 2) é exibido como "00:00:00"
  • 49h00min (aproximadamente 2,041666) é exibido como "01:00:00"

Como resolver?

Para resolver este problema, é necessário alterar o formato como o Excel exibe as horas nesta célula. Isso é simples, veja como:
  1. Selecione a célula (célula B33, no caso do exemplo citado acima) e clique sobre ela com o botão direito do mouse, em seguida selecione a opção "Formatar Células"
  2. Na janela que se abrirá, acesse a aba "Número" e selecione a categoria "Personalizado". Conforme poderá observar, o tipo atual de formatação, utilizada pelo Excel é hh:mm.
  3. Para que as horas sejam exibidas corretamente, basta colocar colchetes em volta das letras "hh": [hh]:mm

Os colchetes instruem o Excel a exibir a parte integral do número como horas, resolvendo o problema ilustrado no início deste post.
  1. Clique em "OK" e confira o resultado:

Consulte no seguinte post, outros formatos personalizados para exibição de datas e horas:
Formatos personalizados para valores de data/hora

Postagens mais visitadas deste blog

Como criar o Gráfico de Gantt no Excel

O Diagrama de Gantt, ou Gráfico de Gantt , é uma ferramenta de gestão muito comum na gestão de projetos.  Nele, o início e o fim de cada etapa ou atividade do projeto é representado visualmente como uma barra colorida, sobre o eixo horizontal do gráfico, conforme ilustrado na seguinte imagem : O objetivo deste post é demonstrar, passo-a-passo, a criação do gráfico de Gantt utilizando o Excel, e tomando como base um gráfico de barras empilhadas.

Linhas, colunas e células

Uma planilha do Excel é dividida em colunas (identificadas por letras) e linhas (identificadas por números). Exemplo: colunas "A", "B", "C" e linhas "1", "2", "3". Célula: é o ponto de intersecção destas linhas e colunas, e é o local onde serão digitados os números, as fórmulas e os textos. Cada célula possui um endereço , que a identifica dentro de uma planilha, o qual é representado pela letra da coluna e o número da linha à qual a célula pertence. Exemplo: o endereço da célula na coluna C, linha 5 é C5. Quando precisamos referenciar um célula em uma fórmula, para que o seu valor seja usado na fórmula, usamos o endereço desta célula - mais detalhes sobre fórmulas no post: Introdução às fórmulas (em breve!). Quando uma célula é selecionada, o endereço desta célula é exibido na "Caixa de nome" no canto superior esquerdo da janela, logo abaixo do menu "Arquivo" , conforme ilustrado na seguinte i